NOTICIA

Memorial do Empreendedorismo da Acipi promove exposição virtual gratuita

Pelo quarto ano consecutivo, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), por meio do Memorial do Empreendedorismo, participa da 14ª Semana Nacional de Museus, com atividades interativas entre 16 e 20 de maio.

O tema deste ano proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que realiza a semana em todo o território nacional, é "Museus e paisagens culturais". Neste contexto, o Memorial do Empreendedorismo está preparando atividades relacionadas ao tema, porém, ligadas ao empreendedorismo presente em Piracicaba: assunto inerente ao trabalho desenvolvido pela Acipi desde a sua fundação, em 1933.

A semana é oficialmente aberta na Acipi em 16 de maio, às 19h30, com a palestra “Transformação urbana. Piracicaba, passado e presente”, ministrada por Antonio Carlos Giuliani. Na oportunidade, o professor deve falar sobre o empreendedorismo nas cidades em desenvolvimento, realizando uma reflexão sobre o passado e o presente piracicabanos, além de uma projeção para os próximos anos.

Paralelamente à palestra, o Memorial inaugura a exposição "Piracicaba empreendedora: passado e presente". Em totens eletrônicos, que possibilitam a interatividade, serão contrapostas imagens da Piracicaba antiga e atual. Fotos dos mesmos locais e com perspectivas aproximadas em épocas diferentes permitirão a análise e a comparação entre características do desenvolvimento no decorrer dos anos. As fotos antigas são provenientes de acervos piracicabanos, como os do Museu Prudente de Moraes, Centro Cultural Martha Watts, IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), IPPLAP (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), entre outros – imagens cedidas para a inauguração do Memorial do Empreendedorismo da Acipi, em 2012.

Apesar de estar em destaque durante o período da Semana de Museus, a exposição ficará permanentemente alocada no Memorial. É importante lembrar que a palestra e a exposição, bem como as visitas ao Memorial do Empreendedorismo da Acipi, são gratuitas.

Semana Nacional de Museus
Todos os anos, desde 2013, o Memorial do Empreendedorismo da Acipi participa da Semana Nacional de Museus, realizado pelo Ibram. Durante a Semana, atividades especiais em espaços culturais são realizadas com o intuito de promover a discussão sobre cultura, memória, história, patrimônio e etc. A cada ano, a Semana de Museus comprova, também, ser uma grande oportunidade de divulgação dos espaços, recebendo e ampliando o número de visitas e participantes

Memorial do Empreendedorismo
O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Acipi – rua do Rosário, 700, Centro. Horário especial noturno: às quartas-feiras, das 19h às 22h. As visitas monitoradas são gratuitas e devem ser agendadas previamente. Acompanhe o Memorial do Empreendedorismo pelas mídias sociais: facebook/memorialacipi e memorialacipi.wordpress.com

SERVIÇO – Saiba como participar pelo telefone 3417-1766, ramal 736, ou mande um e-mail para memorial@acipi.com.br