NOTICIA

PREFEITURA E ACIPI ABREM VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), em parceria com a ACIPI, abre vagas para oito novos cursos gratuitos de qualificação. O convênio foi aprovado em reunião da ComEmprego (Comissão Municipal de Emprego) é fundamentado pela Lei Municipal nº 8.141/2014. As inscrições começam no dia 10 de maio, na sede da secretaria municipal, e o início das aulas está previsto para o dia 5 de junho.
 
Este é o sexto lote de cursos realizados por meio da parceria entre Prefeitura de Piracicaba e Acipi – número que comprova a eficácia da iniciativa, conforme explica Paulo Roberto Checoli, presidente da ACIPI: “Iniciamos este projeto em 2015 e atendemos gratuitamente milhares de pessoas, que, agora, contam com um diferencial para atuar no mercado de trabalho. Os participantes contam, além das aulas com material didático, lanche e vale-transporte. O principal objetivo é oferecer ferramentas, sobretudo para que desempregados se qualifiquem e possam entrar ou voltar ao mercado. Cabe a cada um aproveitar ao máximo esta oportunidade”.
 
“É importante ressaltar que este não é um trabalho individual. Muitos são os envolvidos para mantermos este projeto com estrutura completa e plena condição de atender a demanda, que é cada vez maior de atender a todos, inclusive a de alunos com deficiências físicas”, completa Checoli.
 
Desta vez, serão oferecidas 180 vagas para os cursos: designer de sobrancelha; eletricista predial e residencial; encanador; martelinho de ouro (Funilaria); NR35; padeiro; pedreiro azulejista; porteiro e vigia.
 
O secretário de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, fala sobre o impacto positivo destes cursos em Piracicaba: “O mercado está cada vez mais exigente em relação à qualificação. Por isso, esperamos preencher as vagas em um curto espaço de tempo e, assim, devolver ao mercado pessoas mais qualificadas. A parceria com a ACIPI é imprescindível para o sucesso do projeto, pois proporciona mais oportunidades e opções de qualidade para atendermos a população”.
 
Assim como nos cursos dos blocos anteriores, que aconteceram em 2015 e 2016, as aulas têm chancela de renomadas instituições de ensino: Fumep, Instituto da Construção, PoliBrasil, Senai e Unimep.
 
Os cursos têm apoio da ComEmprego (Comissão Municipal de Emprego) e do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), assim como de sindicais patronais e de trabalhadores da cidade.
 
As vagas são limitadas e serão priorizadas para desempregados que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho. É importante lembrar que 10% são destinadas às pessoas com deficiência.
 
As inscrições devem ser feitas na sede da Semtre.
 
REQUISITOS
Cursos para pessoas com idade mínima de 16 anos: designer de sobrancelha; eletricista predial e residencial; encanador, padeiro e pedreiro azulejista.
 
É necessário residir em Piracicaba e ter ensino fundamental incompleto (a partir da antiga 5ª série). No momento da inscrição, o interessado deve levar carteira de trabalho (original), RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência atual (original e cópia).
 
Cursos para pessoas com idade mínima de 18 anos: martelinho de ouro (Funilaria); NR35 e porteiro e vigia.
 
É necessário residir em Piracicaba e ter ensino fundamental incompleto (a partir da 5ª série). No momento da inscrição, o interessado deve levar carteira de trabalho (original), RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de residência atual (original e cópia).
 
SERVIÇO – As inscrições devem ser feitas na Semtre, localizada à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 700 – Centro (antigo prédio do Senac). As inscrições serão encerradas quando atingirem o número de vagas de cada curso. Mais informações: www.semtre.piracicaba.sp.gov.br